Pesquisadores

ANTONIO CARLOS DOS SANTOS SOUZA

Antonio Carlos dos Santos Souza é Doutor em Ciência da Computação pela UFBA/UEFS/Unifacs, Mestre em Modelagem Computacacional pela FVC (2006), Bacharel em Informática pela UCSAL (1998) e Técnico em Instrumentação Industrial pela Escola Técnica Federal da Bahia. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e pesquisa os seguintes temas: Realidade Aumentada, Visão Computacional, GPU, Non-rigid registration of 3D surfaces. Tem experiência na área de Engenharia de Software, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, TV digital, Jogos Digitais, Informática na Saúde, EAD, Objetos Digitais de Aprendizagem, SCORM e DICOM. Certificado ITIL Foundation, PSM I SCRUM e MCP. É pesquisador do Labrasoft / IFBA – Laboratório de Desenvolvimento de Software.

ANTONIO LOPES APOLINARIO JUNIOR

Concluiu o bacharelado em Matemática, Modalidade Informática, pela UERJ, em 1991, obteve o grau de mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, pela COPPE/UFRJ, em 1995. Atuou na indústria como analista de sistemas da Petrobras Distribuidora, no período de1996 à 1998. Recebeu o titulo de doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, também pela COPPE/UFRJ, em 2004. Trabalhou como pesquisador no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), na Coordenação de Ciência da Computação, de 2004 a 2006. Foi professor adjunto do curso de Engenharia da Computação do Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no período de 2006 à 2010. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGComp) da UFBA, do qual é vice-coordenador. É coordenador do Programa de Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação (MMCC) da UFBA/UEFS. Sua formação acadêmica em Ciência da Computação, concentra-se na área de Computação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Gráfica, Modelagem Tridimensional, Animação por Computador, Realidade Aumentada, Programação em Hardware Gráfico e Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos.

ANTÔNIO MAURÍCIO DA SILVA PITANGUEIRA

Antônio Maurício da Silva Pitangueira é doutor em ciência da computação pela UFBA, concluiu o mestrado em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004 (Área de Concentração: Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão). Atualmente é Professor do Instituto Federal da Bahia – IFBa e participa de um projeto de pesquisa envolvendo modelos de simulação. Atua na área de projetos de Tecnologia da Informação, com ênfase em metodologias de projetos de TI e modelagem de sistemas e engenharia de software. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação.

FABIANO AMORIM VAZ

Atualmente está cursando o Programa de Doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ciência da Computação na área de Inteligência Computacional (UFPE), Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Sete de Setembro (FASETE). Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Regime de Dedicação Exclusiva. Pesquisador do grupo VOXAR Labs, do Centro de Informática da UFPE (CIn/UFPE). Atuou como Professor na Faculdade Sete de Setembro (FASETE) e bolsista da CAPES, como Professor Formador. Atuando principalmente nos seguintes temas/linhas de pesquisa: Realidade Virtual e Realidade Aumentada; Reconstrução 3D; Processamento de Imagens; Inteligência Computacional.

JOSÉ VALENTIM DOS SANTOS FILHO

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1996) (Campus II – Campina Grande), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), e doutorado em Engenharia Elétrica em programa de cotutela entre a COPPE/UFRJ e a UPS-França, tendo realizado sua pesquisa de Doutorado no LAAS/CNRS. Atualmente é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de comunicação de dados, automação, cidades inteligentes e suas tecnologias.

LUIZ CLÁUDIO MACHADO DOS SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Sistemas e Computação- Universidade Salvador (2009). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Salvador (2007). Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Bahia. Campus Salvador.  Membro do LABRASOFT. Na minha tese de doutorado desenvolvi e apliquei um software utilizando a tecnologia da realidade aumentada para apoiar no aprendizado das crianças surdas usuárias da LIBRAS/PORTUGUÊS.

MARCELO VERA CRUZ DINIZ

Marcelo Vera Cruz Diniz é graduado em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (2006) e trabalha com Modelagem Computacional desde 2007. Cursou o mestrado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em Biotecnologia (Bioinformática). Na UEFS, trabalhou com modelos matemáticos e computacionais para análise de seqüencias genéticas. Obteve seu título de mestre em 2010. Em Maio do mesmo ano, assumiu o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), onde atua até hoje. Iniciou a sua pesquisa de doutorado em 2013 na Faculdade de Tecnologia SENAI/CIMATEC e está focado na linha de pesquisa Modelagem de Sistemas Cognitivos. Tem experiência na área da Ciência da Computação, com ênfase e atuação na Modelagem Computacional, Jogos Educacionais, Gamificação, Realidade Aumentada e Visão Computacional.

MÁRCIO CERQUEIRA DE FARIAS MACEDO

Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal da Bahia (2010-2012), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2013-2014) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2015-2018), atuando principalmente nas áreas de Realidade Aumentada, Processamento Paralelo, Visualização Volumétrica, Iluminação baseada em Imagem, Iluminação Global e Processamento de Imagens. Professor do Departamento de Computação da Universidade Federal da Bahia.

ROMILSON LOPES SAMPAIO

Doutor em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2009), Mestre em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (2005), Especialista em Análise de Sistemas e Métodos pela Fundação Visconde de Cairu (1998) e Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1997). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação, Informática aplicada a Educação.

RONALDO PEDREIRA SILVA

Bacharel em Ciências da Computação – Faculdades Salvador S/C (1993). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional. Doutor pelo Doutorado Multiinstitucional e Multirreferencial em Difusão do Conhecimento – DMMDC, pela Universidade Federal da Bahia e outras instituições, concluído em Maio de 2016, com tese intitulada Gestão da Inovação Tecnológica e sua Contribuição para a Gestão do Conhecimento e para a Memória Organizacional: Um Estudo no IFBA. Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB. Linha de pesquisa na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Conclusão: Mar/2010. Dissertação intitulada: A Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior e Tecnológico: Análise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Especialista em Gestão de Instituições Públicas de Ensino, com monografia intitulada Gestão de Instituições Públicas de Ensino: Implantação de Diretrizes de Gestão do Conhecimento no CEFET-BA/Sede, com Ênfase em Conhecimento Tácito. Defendida e aprovada em Janeiro de 2008.

SIMONE DA SILVA AMORIM

Possui graduação em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1998), mestrado em Computação na área de Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Especialização em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa) e estudante de doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBa), com período Sanduíche em University of Southern California, CA, USA, sob a orientação do Dr. Nenad Medvidovic. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Ecossistemas de Software, Arquitetura de Software, Geoprocessamento e Linhas de Produtos de Software. É também membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), IEEE Computer Society, e Association for Computing Machinery (ACM).

WILSON OTTO GOMES BATISTA

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Já foi Bolsista da Agencia Internacional de Energia Atômica – AIEA. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde, CITECS, e Professor Associado 1 do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Radiodiagnóstico e Radioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: física medica, controle de qualidade em radiodiagnóstico, dose efetiva em radiologia odontológica, proteção radiológica e doses em pacientes.